segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Ascaridíase


Ascaridíase: lombriga

É uma verminose causada por um parasita chamado Ascaris lumbricoides. É a verminose intestinal humana mais disseminada no mundo. A contaminação acontece ocorre quando há ingestão dos ovos infectados do parasita, que podem ser encontrados no solo, água ou alimentos contaminados por fezes humanas. O único reservatório é o homem. Se os ovos encontram um meio favorável, podem contaminar durante vários anos.

Ciclo da Ascaridíase
1-A ingestão de água ou alimento (frutas e verduras) contaminados pode introduzir ovos de lombriga no tubo digestório humano
 2- No intestino delgado, cada ovo se rompe e libera uma larva.
3- Cada larva penetra no revestimento intestinal e cai na corrente sanguínea, atingindo fígado, coração e pulmões, onde sofre algumas mudanças de cutícula e aumenta de tamanho.
4- Permanece nos alvéolos pulmonares podendo causar sintomas semelhantes ao de pneumonia.
5- Ao abandonar os alvéolos passam para os brônquios, traquéia, laringe (onde provocam tosse com o movimento que executam) e faringe.
6- Em seguida, são deglutidas e atingem o intestino delgado, onde crescem e se transformam em vermes adultos.
 Quais são os sintomas?
A maioria das infecções é assintomática. A larva se libera do ovo no intestino delgado, penetra a mucosa e por via venosa alcança o fígado e pulmão de onde alcançam a árvore brônquica. Junto com as secreções respiratórias são deglutidas e atingem o intestino onde crescem chegando ao tamanho adulto.
Em várias situações podem surgir sintomas dependendo do órgão atingido. A ascaridíase pode causar dor de barriga, diarréia, náuseas, falta de apetite ou nenhum sintoma. Quando há grande número de vermes pode haver quadro de obstrução intestinal. A larva pode contaminar as vias respiratórias, fazendo o indivíduo apresentar tosse, catarro com sangue ou crise de asma. Se uma larva obstruir o colédoco pode haver icterícia obstrutiva.

Como se faz o diagnóstico?
O diagnóstico é feito pelo exame de fezes, onde se encontram os ovos do parasita.

Como se trata?
Existem remédios específicos para erradicar a larva do organismo humano, todos por via oral.

Como se previne?
Através de medidas de saneamento básico:
É necessário, também, fazer o tratamento de todos os portadores da doença. A ascaridíase está mais presente em países de clima tropical e subtropical. As más condições de higiene e a utilização das fezes como adubo contribuem para a prevalência dessa verminose nos países do terceiro mundo.

  


12 comentários:

  1. Blog muito bom com todas as informações.. Eu como aluna estou muito grata pelas experiências que passei.. As nossas saídas nas casas para ver a opinião das outras pessoas em relação a isso e me surpreendi bastante... e descobri coisas sobre ascaridíase que nem fazia ideia.. Com todas as explicações da professora..estou ciente sobre os cuidados.. E orientando pessoas que não sabem muito sobre ascaridíase..

    ResponderExcluir
  2. Blog muito bom com todas as informações.. Eu como aluna estou muito grata pelas experiências que passei.. As nossas saídas nas casas para ver a opinião das outras pessoas em relação a isso e me surpreendi bastante... e descobri coisas sobre ascaridíase que nem fazia ideia.. Com todas as explicações da professora..estou ciente sobre os cuidados.. E orientando pessoas que não sabem muito sobre ascaridíase..

    ResponderExcluir
  3. Ótimo blog com várias informações tudo de bom e com tudo que as pessoas precisão saber, ótimas experiências com a classe e a com a professora como por exemplo(entrevistas e diálogos com a comunidade etc). Estamos estudando sobre a ascaridiase ou lombriga e nos aprofundando e procurando saber mais sobre essa doença.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom esse blog, várias informações sobre ascaridiase que as pessoas precisão saber,e tomar cuidado. Parabéns,você é uma excelente professora

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o blog, tirei todas minhas dúvidas, e fiquei sabendo de tudo que não sabia, parabéns pelo ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom o blog, tirei todas minhas dúvidas, e fiquei sabendo de tudo que não sabia, parabéns pelo ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Blog muito bom com todas as informações.. Eu como aluna estou muito grata pelas experiências que passei.. As nossas saídas nas casas para ver a opinião das outras pessoas em relação a isso e me surpreendi bastante... e descobri coisas sobre ascaridíase que nem fazia ideia.. Com todas as explicações da professora..estou ciente sobre os cuidados.. E orientando pessoas que não sabem muito sobre ascaridíase..

    ResponderExcluir
  9. Blog muito bom com todas as informações.. Eu como aluna estou muito grata pelas experiências que passei.. As nossas saídas nas casas para ver a opinião das outras pessoas em relação a isso e me surpreendi bastante... e descobri coisas sobre ascaridíase que nem fazia ideia.. Com todas as explicações da professora..estou ciente sobre os cuidados.. E orientando pessoas que não sabem muito sobre ascaridíase..

    ResponderExcluir
  10. Parabéns.. Muito boas as informações! Ficamos gratos pelo modo que vc nos passa seu conhecimento..

    ResponderExcluir